Sociedade Portuguesa de Genética
Q & A CYCLE
6ª Edição
Geneticamente falando com...
Depois do sucesso da primeira e da segunda edição, a SPG vai dar inicio a um novo ciclo de Questions & Answers (Q & A). Vamos atualizando os nossos convidados.
HORAS: 17:00
ONDE: segue o link

05-12-2024
Geneticamente falando com...
Inês REIS-CLARO, I3S
"O potencial das isoformas de mRNA como biomarcadores em cancros associados ao fumo de tabaco"
Inês Reis Claro é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde realizou também o seu mestrado em Bioquímica que concluiu em 2022. A sua tese de mestrado foi realizada no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, altura em que começou a trabalhar com RNA, que continua a ser o foco da sua investigação. Atualmente é estudante do programa doutoral em Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com uma bolsa da “la Caixa Foundation”. O seu projeto é focado no estudo de assinaturas de mRNA em tumores associados com o fumo do tabaco (pulmão, bexiga e cabeça e pescoço). Estes mRNAs são expressos em níveis diferentes em tumores e em tecidos saudáveis, e o objetivo principal é perceber qual é o seu papel nestes cancros e qual o impacto que têm no funcionamento das nossas células.

12-12-2024
Geneticamente falando com...
Luís GONÇALVES, ITQB
"O teu metaboloma diz-me como estás"
Luís G Gonçalves é formado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desde o início da sua carreira científica que estuda metabolismo celular usando Ressonância Magnética Nuclear. Doutorou-se no ITQB NOVA com o estudo de adaptação metabólica em organismos hipertermófilos. Nos últimos anos, o foco do seu trabalho foi a utilização de metabolómica por RMN para estudar metabolismo em diferentes sistemas biológicos, nomeadamente bactérias patogénicas e cancro. O seu principal objetivo é encontrar assinaturas metabólicas que possam traduzir diferentes estados fisiológicos e fisiopatológicos e fazer da metabolómica por RMN uma ferramenta essencial na biomedicina.

19-12-2024
Geneticamente falando com...
Rute MATOS, ITQB
"Pequenos cortes, grandes efeitos: o papel das ribonucleases em bactérias patogénicas"
Rute G. Matos é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem um mestrado em Microbiologia Médica pela Universidade Nova de Lisboa e um Doutoramento em Biologia pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA). Actualmente é investigadora auxiliar no ITQB NOVA no Laboratório de Controlo da Expressão Genica liderado pela Professora Cecília M. Arraiano. Com o seu trabalho, procura compreender os mecanismos de actuação das ribonucleases de vários organismos, em particular em Campylobacter jejuni, um importante agente patogénico alimentar

23-01-2025
Geneticamente falando com...
Sara CARVALHAL, ABC-Ri, Universidade do Algarve
" O comum do raro"
Sara Carvalhal é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem um mestrado em Bioquímica Médica pela mesma instituição e um Doutoramento em Ciências da Vida pela Universidade de Dundee, Reino Unido. Atualmente lidera o Laboratório de Segregação de Cromossomas na Doença no Algarve Biomedical Center – Research Institute, ABC-Ri, na Universidade do Algarve. Desde sempre, dedicou-se ao estudo de diversos aspectos da regulação dos cromossomas e, atualmente, foca-se em compreender este processo em doenças raras que afetam o cérebro.

06-03-2025
Geneticamente falando com...
Hugo PEREIRA, GreenCoLab
"Desenvolvimento de Microalgas Melhoradas para Aplicações Biotecnológicas"
Hugo Pereira é licenciado em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve, onde também obteve o mestrado em Aquacultura e o doutoramento em Biotecnologia Marinha. Atualmente, é o Coordenador Geral do laboratório colaborativo GreenCoLab. A sua área de investigação abrange toda a cadeia de valor da biotecnologia de algas, desde o isolamento e melhoramento de estirpes, otimização da produção de biomassa em sistemas industriais, estabelecimento de biorrefinarias, até ao desenvolvimento de protótipos para diferentes aplicações biotecnológicas.

13-03-2025
Geneticamente falando com...
Ana GOMES, MARE
"O ouriço-do-mar: um modelo experimental para avaliar o impacto das alterações climáticas na reprodução e expressão genética"
Ana Gomes é licenciada em Biologia Marinha e Biotecnologia e mestre em Aquacultura pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Politécnico de Leiria. Atualmente, é estudante de doutoramento no programa doutoral em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente da Universidade do Algarve. Num contexto de crescente preocupação com o aquecimento dos oceanos e os respetivos impactos no ambiente marinho, o seu estudo centra-se em compreender a forma como os ouriços-do-mar respondem a este fenómeno através da reprodução, resposta imunológica e expressão genética e também desenvolver estratégias de conservação. No âmbito do seu doutoramento, esteve como estudante visitante na Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, através de uma bolsa FLAD.

20-03-2025
Geneticamente falando com...
Sónia CRUZ, CESAM - Universidade de Aveiro
“Cleptoplasta em lesmas do mar fotossintéticas: a arte de roubar cloroplastos”"
Sónia Cruz é licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e doutorada pela Universidade de Sheffiled (Reino Unido). Especializou-se em ecofisiologia de microalgas, em particular nos mecanismos de fotoprotecção. Passou pela Universidade de Leipzig, (Alemanha) durante o doutoramento e fez mais tarde um pos-doutoramento na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Em 2011 regressou a Portugal para se dedicar ao estudo da cleptoplastia em lesmas do mar fotossintéticas: uma associação fascinante em que o animal “rouba” e mantem funcional um organelo das algas - o cloroplasto. É atualmente Investigadora Principal na Universidade de Aveiro, Departamento de Biologia e do Centro de Investigação CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

27-03-2025
Geneticamente falando com...
Jorge CANHOTO, CFE - Centre for Functional Ecology - Coimbra
"Filhas do pai"
Professor no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Ecologia Funcional (Laboratório Associado TERRA), sendo responsável pelo Laboratório de Biotecnologia de Plantas. Tem como área de investigação a Biotecnologia de Plantas, em particular a análise de processos de desenvolvimento relacionados com a clonagem e o melhoramento de plantas. É presidente do Centro de Informação de Biotecnologia e responsável da área de Biotecnologia de Plantas e Recursos Genéticos Vegetais da International Society for Horticultural Science.

03-04-2025
Geneticamente falando com...
Fátima MACEDO, Universidade do Algarve
"Imunodeficiências Genéticas "
Fátima Macedo é licenciada em Biologia, mestre em Imunologia e doutorada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Durante o seu mestrado e doutoramento foi estudante visitante na Universidade Loyola em Chicago e Universidade de Harvard nos EUA.
Fátima Macedo tem mais de 20 anos de experiência em investigação e ensino de Imunologia, tendo trabalhado na Universidade de Aveiro e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto. Atualmente é professora na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve e investigadora no ABC-Ri da mesma Universidade.
A sua equipa de investigação dedica-se a desvendar o papel dos esfingolípidos na modulação de linfócitos T restritos a CD1 e a elucidar o papel desta modulação em diferentes doenças de armazenamento lisossomal, incluindo esfingolipidoses como Deficiência da Esfingomielinase Ácida, doenças de Gaucher e Fabry.
O trabalho de Fátima Macedo recebeu vários prémios, incluindo o Prémio Geração Gaucher e prémios da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas.